A lubrificação é fundamental para garantir a durabilidade e a segurança no processo produtivo. Por essa razão, deve ser constantemente monitorada e sua manutenção deve ser planejada e executada cuidadosamente.
A razão para isso são as múltiplas finalidades das correntes e engrenagens. A falta de lubrificação compromete a durabilidade e a performance dos maquinários, ocasionando desgastes precoces, prejuízos e aumentando as chances de acidentes de trabalho. Lembrando que no caso específico de lubrificação em correntes de rolos, o ideal seria retirar a corrente do equipamento, lavá-la com máquina de pressão, retirar o excesso de água com jato de ar e mergulhar a mesma em recipiente (tambor) com óleo suficiente para cobrir a corrente, deixando neste local por, aproximadamente, dois dias para que o óleo penetre totalmente entre os rolos, pinos e principalmente nas buchas da corrente.
O que é um lubrificante industrial?
O lubrificante industrial é uma substância que, quando aplicada entre duas superfícies – uma fixa e uma móvel ou duas superfícies móveis é capaz de formar uma película protetora, essa camada tem a função de reduzir o atrito entre as superfícies em contato.
O atrito, a seu turno, é uma força que surge quando outra força é aplicada sobre um objeto quando se pretende colocá-lo em movimento. O problema é que ele causa desgastes nas peças e diminui a eficiência e o rendimento dos processos, ao requerer maiores quantidades de energia para executar a mesma função.
Entretanto, a lubrificação industrial é uma operação que consiste na aplicação do fluido lubrificante entre partes móveis de uma máquina com o objetivo principal de diminuir o atrito sólido e substituí-lo por um atrito fluido, que absorve menos energia e causa bem menos desgastes.
Gostou desse conteúdo? Tem dúvidas? Nos envie sua pergunta ou sugestão através de nossas redes sociais ou e-mail marketing@rolamentosradial.com.br