O que é a folga do rolamento?

A folga é o pequeno espaço – da ordem micrométrica, de milésimos de milímetro – entre os elementos rolantes e os anéis de um rolamento, essa característica é necessária e está diretamente ligada a sua vida útil.

Há dois tipos de folga, a folga interna radial – no sentido perpendicular ao raio do eixo – e a folga interna axial – no sentido longitudinal ao raio do eixo.


Quando instalamos um rolamento em um eixo com ajuste interferente – ou seja, o eixo é maior que o furo do rolamento – há a redução desta folga radial. Quando em operação, a dilatação térmica superficial do eixo causada pela temperatura diminui ainda mais a folga radial.
Nesta circunstância, caso a folga radial não seja suficiente, haverá o superaquecimento do rolamento e a falha prematura. Agora, caso a folga seja mais do que necessária, a tendência é que a distribuição de carga entre os elementos rolantes e pista seja ineficiente, diminuindo sua vida útil.
As classes de folga mais comuns são identificadas em C2 (menor que a normal), Normal, C3 (maior que a normal), C4 (maior que a C3) e C5 (maior que a C4). Os sufixos correspondentes à folga aparecerão também nos códigos de referência de cada rolamento. Dimensionalmente, a folga de um rolamento é tão pequena que, por exemplo, em um rolamento fixo de esferas de furo 25 mm de folga classe C3, como um clássico 6205C3, possui uma folga média de apenas 20 µm (lê-se micrómetros), ou 0,020 mm.
O ideal é utilizar o recomendado pelo fabricante de seu equipamento, e se ainda tiver dúvidas, a equipe de Engenharia de Aplicação da Radial Rolamentos está sempre à disposição para realizar o suporte técnico necessário.

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Referências:
NSK LTD. Rolling Bearings for Industrial Machinery. Cat. No. E1103, 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 5753: Rolling bearings — Internal clearance — Part 1: Radial internal clearance for radial bearings. 2009.