Por que o alinhamento e o tensionamento de correias e polias são importantes?

A correia (junto com o motor elétrico, eixo e polia) é um componente crítico da transmissão de força em sistemas de acionamentos por correias. Embora as correias exijam muito pouca manutenção, a tensão inadequada da correia, o desalinhamento das polias, o manuseio incorreto das correias e os fatores ambientais são problemas comuns que podem encurtar a vida útil das correias e paralisar o sistema.

Tensão Imprópria:

Se uma correia não for tensionada corretamente, ela ficará muito solta ou muito apertada na polia. Uma correia que está muito frouxa em uma polia causará deslizamento, o que leva ao aumento de calor devido ao atrito. Esse calor danificará suas correias de borracha e fará com que elas rachem e quebrem. Uma correia muito apertada pode adicionar estresse aos rolamentos e fazer com que o motor supere a amperagem, levando à falha do motor. Certificar-se de que as correias estão tensionadas corretamente é simples e pode ajudar a evitar os custos adicionais associados ao motor elétrico ou falha da correia.

Desalinhamento das Polias

As polias precisam ser alinhadas corretamente para evitar o desgaste prematuro das correias e polias, aumento da vibração e instabilidade do acionamento. A seguir estão os tipos de desalinhamento:

Paralelo: uma polia está fora do plano da outra polia, mas seus eixos são paralelos.

Angular: as polias estão no mesmo plano do sistema de acionamento, mas seus eixos não são paralelos.

Combinada: as polias podem ser desalinhadas com uma combinação de desalinhamento paralelo e angular. Sempre verifique o alinhamento das polias após tensionar a correia, porque às vezes durante o tensionamento, as polias podem se mover.

Manuseio incorreto de correias

O manuseio incorreto das correias também pode levar à falha prematura da correia. Aqui estão algumas coisas que se deve ter em mente ao usar correias:

As correias nunca devem ser forçadas às polias. Se a correia estiver muito apertada para ser colocada no sistema de acionamento, remova uma das polias e instale a correia. Ao trabalhar com correias, nunca torça, dobre ou vinque as correias.

Ao substituir as correias em sistemas de acionamento, use conjuntos correspondentes. É uma boa prática substituir todas as correias em uma transmissão, mesmo se uma correia parecer em boas condições.

Fatores Ambientais

Mesmo que as correias sejam duráveis, ainda existem alguns fatores ambientais que as afetam:

Se possível, mantenha as correias em um ambiente inferior a 30C.

Não permita que graxa, óleo, lubrificantes e etc. contaminem as correias.

Ao trocar uma correia, é uma boa prática limpar as ranhuras da polia. Qualquer poeira ou detritos podem afetar negativamente a correia e a polia.

Ambientes hostis como alta umidade, temperaturas extremas e exposição direta à luz solar podem causar falha prematura.

Compreender os problemas comuns encontrados com correias e saber como evitá-los pode ajudar a melhorar o tempo de atividade e a confiabilidade de suas aplicações de acionamento por correia.

Gostou  desse conteúdo? Tem dúvidas? Nos envie sua pergunta ou sugestão através de nossas redes sociais ou e-mail marketing@rolamentosradial.com.br