A folga interna de um rolamento – o micrométrico espaço entre a esfera e os anéis antes da sua instalação – interfere significativamente em sua temperatura e ruído, mas principalmente, em sua vida útil.
Essa folga é bem pequena, para se ter como exemplo, em um rolamento 6205 (furo de 25 mm) possui uma folga interna média de 13 μm ou 0.013 mm (isso equivale a menos de 1/3 de um fio de cabelo).
Sendo assim, a folga C3 é uma folga interna levemente maior que a folga normal. A folga interna de um rolamento deve ser selecionada com muito cuidado sempre avaliando os ajustes de eixo e alojamento. Alguns fabricantes até recomendam que, em operações de acima de 80°C, a folga aplicada deverá ser a C3.
Em todos os casos, a recomendação é seguir o manual de manutenção do equipamento, e caso tenha dúvidas, nosso departamento de engenharia sempre estará disposto à auxiliar e selecionar a melhor especificação para o seu equipamento.
Gostou desse conteúdo? Tem dúvidas? Nos envie sua pergunta ou sugestão através de nossas redes sociais ou e-mail marketing@rolamentosradial.com.br